28 de set. de 2011

Truques para eles pararem de brigar (parte 1)


Lembra quando eu escrevi "Eles não param de brigar! Socorro!", pois é eu prometi uma continuação...E vocês também me pediram pra que eu pesquisasse sobre o assunto...
Achei algumas coisas que valem a pena...eu curti, faz sentido...se vai funcionar, só na prática!!! A gente tenta!

A relação entre os irmãos é ponto chave no desenvolvimento do futuro adulto e as brigas entre irmãos são consideradas necessárias para se desenvolver relações interpessoais posteriores...uaaauuuu... e nosso papel é saber orientar da forma correta.
O negócio é que a gente tem que aprender a lidar com a briga...(é claro que se estão arrancando cabelo um do outro, primeira coisa é separar! Mas o pior é que eles se acostumam e só param quando vc aparecer...).

Os irmãos serão amigos e companheiros pro resto da vida, mas também rivais! E, novamente, nós somos o exemplo, se a gente grita, briga o dia todo, como é que a gente vai pedir controle pra eles? E, claro, não é fácil, depois de uma jornada desses nossas, se armar de paciência e esperar que os irmãos se entendam e resolvam as suas diferenças sozinhos e a gente só se entrometer quando eles não conseguem...parece meio utópico!

Nas típicas brigas (como a briga por um brinquedo) é essencial não demonstrar favoritismo. Tomar partido de um ou de outro só vai fazer com que apareça um problema ainda maior: o de ganhar o apoio dos pais. Parece natural dar razão ou apoio ao irmão menor, ou ao doentinho....mas NÃO....é um erro! (iiii..eu sempre falo...Maria dá pra ele, ele é pequeno!), isso pode criar frustração e muito ciúme no irmão maior (ou o não doentinho).

Os psicólogos indicam que quando eles não encontram a solução para o conflito, em primeiro lugar vá a fundo no problema, escutando as razões de cada um, se mantendo firme e não se deixe levar pelas lágrimas (eles são craques nisso...e geralmente o que não tem razão chora antes)! Uma vez conhecida a causa, buscar possíveis soluções e aplicar a que você considere a mais conveniente. Se resolveu, dê algum tipo de recompensa aos dois para que eles reforcem este comportamento.

Como está muito "denso" este assunto...vou continuar escrevendo mais depois, pode ser?! Vamos dividir em duas ou três partes...
Mas tem coisas legais ainda...não perde gente! Eu achei suuuper útil!
Beijo enorme e paciência com a "mulecada"!
Bel.

Nenhum comentário: