26 de set. de 2011

Sem babá não dá! Mas tem horas que vou te falar...

Atendendo a pedidos da minha "enquete" semanal...BABÁS!
Olha, esse assunto toma conta de muitos e muitos de nossos encontros...eu falo que em festa de criança tenho certeza que as patroas estão falando das babás e elas das patroas...falando não...metendo o pau...
Merecia uma tese a relação "mãe-babá", não merecia?! Mas o que assusta mesmo é no primeiro filho....o choque, A ENFERMEIRA: quem é esta pessoa que eu não conheço, domina meu filho melhor que eu, me dá ordem e eu sou completamente SUBMISSA?! A mulher entra e domina o lar, não é? Outro dia eu ri muito que uma mãe de primeira viagem...ela tinha tanto desespero da babá vazar (nos primeiros críticos 40 dias do bebê) que ela comprava o danone que a mulher gostava, bolachinha, Contigo+Caras+Quem semanalmente...ahuahuhauhaua...e quem não fez isso???? Mas é só no primeiro filho, depois você fica "macaca velha"...o José nasceu (meu terceiro) e ficava num bercinho comigo no quarto...
Eu não posso falar muito nesse assunto, porque eu pedi "arrego". Tive tanto problema com babá na minha primeira filha, que quando o Pedro nasceu (o segundo) pedi pra minha mãe a "rainha das babás", a MINHA BABÁ! Rita amada, minha mãe-preta, melhor amiga, meu colo, meus olhos e meu coração...Lembra de "O Vento Levou", aquela negona gostosa gordinha que vestia a Scarlet...agora mistura com um pouco de Tia Anastácia (porque ela é chef de cozinha...) e joga um pouco de cultura geral, já viajou pra caramba, foi a um monte de restaurante bacana, assiste a todos os filmes, lê jornal diariamente...vira a RITA! Ela está comigo...hoje ela tem 55 anos (fez semana passada!), e está há 40 anos na nossa família! Ela está com algumas limitações (tem úlceras de varizes), mas ela na cama é melhor que 10 babazinhas-novas-tipinho! A gente cuida dela e ela cuida da gente (me incluo!).
Maassss....já passei pelo que vocês passam, porque não tem a Rita....e vejo muuuitas (ou melhor, TODAS) as minhas amigas passando...não é fácil....Olha que eu já tive muuuito funcionário, já fui gerente regional de mais de 20 lojas de uma grande rede de varejo....mas gerenciar uma babá...é uma ARTE! Entra o emocional gente, não tem jeito...elas cuidam do nosso maior tesouro, do nosso maior ponto fraco...e elas sabem disso e nos tem nas mãos...e como são "boazinhas" vão metendo a faca, aumentando cada vez mais o salário (porque o prédio/condomínio que você mora está hiper inflacionado e elas só falam de salário) até o dia que...te deixam na mão quando você está GRÁVIDAAAAA!!! É sempre assim...engravidou, dançou, elas pulam fora...É tão gostoso dar banho ajoelhada no chuveiro com a pança! E quando eles pedem colinho? E quando dormem no carro e você não pode carregar, porque senão você dá à luz na garagem? Daí você não esquece JAMAIS da fofa que te deixou na mão!!!
Tá se vendo na situação??? É tudo sempre igual!
E rodinha de babá??? Tem coisa que dá mais preguiça??? Eu saio correndo quando eu vejo...As crianças despencando no balanço e elas mandando "mensagi" no celular! O celular...ai o celular, que vontade de quebrar...elas entram no banheiro, fazem xixi com celular...que RAIO DE PLANO é esse???? Cara, quem descobrir me fala, please...elas falam o dia inteiro de graça com todas "as colega" e a gente gastando uma grana...vamo aprendê!!!
Acredita que eu tive uma que quando ficava na folga cobrava um preço, se fosse viajar era o dobro...e se mudasse de estado era mais ainda...ahahhahaha...nunca tinha viajado de avião, comia no mesmo restaurante que eu e ainda cobrava bandeira 2!
Esse assunto é tão punk e nos enlouquece tanto que a Veja fez uma matéria sobre isso...e tem uma pesquisa que tive que postar:



Eu tô falando assim, pra gente rir um pouco....Mas tem muuuita babá boa e que se não fossem elas nossa vida não seria possível...nem trabalhar, nem fazer a mão/pé/depilação, nem jantar com amigos ou marido...casamentos nem pensar...e tranquilidade na casa...ordem, horários e mãos também...a gente precisa de braço! Obrigada a todas as babás carinhosas e que são os nossos olhos quando não podemos estar, os nossos braços quando não estamos pra abraçar e que são capazes de brincar com nossos filhos com uma paciência que muitas vezes nós mesmas não temos!

E pra quem não está aguentando de curiosidade de saber quem é a Rita, e quem conhece pode matar a saudade:


Foto 1: Eu bebê, eu e a Rita, mommy and me e Rita e eu! Aqui está a prova...ela foi minha babá gente!



Foto 2: Maria, Pedro e Rita...José no carrinho...


4 comentários:

anne perso disse...

Leer "The help" de Kathryn Stockett, grande suceso literario internacional da temporada sobre este mesmissimo assunto... Recomendo.

Lu Villaça disse...

Ai, Bel... só vc... Olhe só: de manha, vou ler emails, as vzs leio a Folha (qdo tô meio dormindo ainda leio a noite...), daí, abro o blog de Bel C. Freire. Pensei "Ah, hj nao vou ler, nao, esse negócio de babá nao é comigo". Cá estou eu, depois de ter gargalhado gostoso com seu texto de babás. Divertidíssimo e atemporal, essa história sempre será assim... Bjao :)

Rossana disse...

Bel amei a história da babá. Lembrei dos meus tempos qdo meus filhos eram pequenos eu arrumei uma babá do nordeste. Um belo dia o síndico do prédio me ligou dizendo que a minha babá do meu terceiro filho estava tomando sol na piscina sem o meu filho e que eu deveria falar com ela para não usar a piscina. Bem, liguei pra casa e perguntei cadê meu filho? A empregada disse: está dormindo! Qdo eu fui falar com a babá que não podia fazer isso ( tomar sol na piscina do prédio sozinha) porque só os moradores do prédio tinham esse direito ela me respondeu: UÉ e eu não moro aqui não "homem" kkk ( ainda me chamou assim kkk) rsrsrsrs hj morro de rir mas naquela época quase tive outro filho kkk

Anônimo disse...

Bel, é desse jeito mesmo!!!Chega a ser engraçado! Estou adorando tudo, mesmo com meu filho querido já praticamente um rapazinho...
Beijocas
Juliana Murta