29 de nov. de 2011

Educar pensando nos 4 campos da personalidade



Li hoje um texto, que tive que colocar aqui...

A gente vai educando os nossos filhos, dia após dia, muito por feeling, muito pelo o que os nossos pais nos passaram, muito por bom senso...ou com dicas que a gente lê....muitas vezes aqui mesmo no blog FDA, não é?

Mas você já pensou em educar com metas? Meta mesmo, meta que você coloca pros seus colaboradores na sua empresa, ou pra você mesmo...Mas tenho certeza que nunca parou pra pensar e muito menos pra montar uma planilha com o nome de cada filho e colocando as metas do ano pra cada um...já fez isso??? Pois é...este susto que você levou agora eu também levei quando eu li...Poxa vida, eles são os meus maiores tesouros...vivo por eles e nunca parei pra pensar nisso...

"Ter um projeto pedagógico é estabelecer metas educacionais para cada filho, de acordo com as quatro formações básicas de toda personalidade: formação espiritual, formação profissional, formação cultural e formação humana.

Qual é a educação ideal de um filho?

1. Conhecer muito bem o temperamento dos filhos: cada filho tem uma forma de ser, um temperamento, uns traços característicos. Precisamos conhecê-los muito bem para educar cada um de acordo com o seu modo de ser, respeitando a sua idiossincrasia.

2. Para cada aspecto da formação (espiritual, profissional, cultural e humano), de acordo com a idade de cada filho, estabelecer metas que podem ser, por exemplo, mensais, semestrais e anuais.

Por exemplo:
- para este filho, no campo da formação humana, este será o mês da virtude da ordem; neste mês vou explicar a fundo o que é esta virtude e vou ajudá-lo a crescer nela
- para esta filha, no campo da formação espiritual, este será o mês da filiação divina; vou explicar para ela o que significa sermos filhos de Deus e duas consequências práticas da filiação divina: a) Deus é nosso pai e tem um amor infinito por nós, b) o abandono das nossas preocupações nas mãos de Deus
- para este filho, no campo da formação profissional, este será o mês para explicar todas as consequências boas de ser um excelente profissional
- para esta filha, no campo da formação cultural, este será o mês de que ganhe o gosto pela história e pelos acontecimentos históricos."
 
É gente...o buraco é bem mais fundo...
 
Quando a gente acha que já tá fazendo tudo, podemos fazer muito mais, de uma forma muito mais ampla, profunda e organizada. Pensando carinhosamente em cada um!
 
Acho que neste Ano Novo, quando eu me meu marido anotamos as nossas metas do ano seguinte, no celular mesmo (como "notes")...vamos ter que abrir o excel...ahuahuauhuahaa...somos 5 já....
 
Um beijo grande nos meninos e meninas nossos que merecem mesmo este nível de detalhe da nossa educação...é hard....mas não impossível...Vamos tentar?
 
Bel.
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Belllllllll, socorro, male male consigo que me obedecam em coisas basicas... um unico objetivo poderia ser ir para a cama falando uma so' vez! Bom vou tentar pro ano que vem ... entao, 4 obejtivos (espiritual, profissional, cultural e humano) para dois filhos... 8 objetivos no ano.. mais algunzinho meu e do Niko.... ISHSHSH Acho que vou aproveitar e copiar teu excell em Janeiro... risos TE AMO, OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAA Me'