28 de nov. de 2011

Menos Papai Noel...Mais Papai do Céu!




Queridos e queridas...sorry, sorry...desculpe, fui viajar, festas, comemorações...já levei bronca por não escrever...mas voltei...!

Bom o Natal tá bombando desde outubro...que coisa louca...o varejo começa a nos enlouquecer cada vez mais cedo, pra que a gente consuma cada vez mais e bem antes. E, as crianças, claro, vão pirando....Só hoje consegui tirar as coisas do Natal e comecei a arrumar, não terminei...parei um pouco pra escrever, mas amanhã termino a árvore, presépio, luzes etc. Tá ficando legal...os meninos amam, é muito gostoso!

Mas o que eu quero desabafar hoje é que cada ano que passa eu fico mais impressionada pelo destaque cada vez maior pro bom velhinho, ok...Papai Noel é legal, é mágico...alimenta a imaginação das crianças, é fofo, não dá pra negar...Mas meu, e o coitadinho do Menino Jesus...o presépio cada vez mais sem destaque....tem criança que nem sabe o que é o Natal...

Fiz um teste com o Pedro, meu filho, de 3 anos:

 - Pedro, no Natal, você sabe quem vai nascer???
 - Sei mamãe, o Papai Noel!!!

Oooops, something wrong...Daí não aguentei (ri por dentro)...

- Não meu filho, você confundiu...é o Papai do Céu...o Menino Jesus!"

Não convenci...então contei uma historinha rápida pra eles:

- Há muitos e muitos anos atrás...a Mamãe do Céu, como ela chama mesmo?
- Maria mamãe!
- Aaaa é mesmo...A Maria estava grávida, com a barriga bem, bem grande, viajando em um burrinho junto com seu marido....como chamava ele?
- José!!!
- Isso...o José puxava o burrinho, eles estavam muito longe de casa, perto de uma cidadezinha chamada Belém. De repente, ela sentiu que seu filhinho ia nascer. Resolveu bater em uma casa pra pedir ajuda. Toc, toc, toc...A pessoa abriu e José disse: "Por favor, moramos longe daqui, minha mulher está grávida e acho que hoje nasce o nosso bebê, vocês podem deixar a gente passar a noite aqui?"..."NÃO! Disse a pessoa e PAFF, bateu a porta na cara deles!"
- Nossa mamãe! - disse minha filha...
- Pois é, mas eles insistiram...Bateram na porta de uma outra casa..."Por favor, moramos longe daqui, minha mulher está grávida e acho que hoje nasce o nosso bebê, vocês podem deixar a gente passar a noite aqui?"..."NÃO! Disse a pessoa novamente e PAFF, bateu a porta na cara deles!"
- Tadinhos mamãe!
- Mas daí eles viram um curral....igual da fazenda, onde os bichos passavam a noite...as vaquinhas, os burrinhos, os carneirinhos...José mais que depressa arrumou um cocho, onde os bichinhos comem, limpou bem, colocou um paninho....e o bebê nasceu naquela noite!
- Mãe, mas cortaram a barriga dela igual a sua???
- Não...não precisou...como Maria é a mãe de Deus, ela é a única mulher que não sentiu dores antes, nem durante e nem depois do bebê nascer! E, assim, nasceu Jesus...naquele lugarzinho, junto com os animais...e adivinha que dia ele nasceu?
- No NATAL!
- Isso, é por isso que a gente monta o presépio, é por isso que a gente se prepara um mês antes, não só a casa, mas o nosso coração também! Pra receber o Menino Jesus, como José e Maria! E vocês sabem porque a gente ganha presentes?
- Porque a gente ficou bonzinho! - disse o Pedro, figura.
- Isso também, mas é pra lembrar os três Reis Magos que receberam o aviso de um anjo que o Menino Jesus tinha nascido e era só eles seguirem uma grande estrela que chegariam até Ele. E, foi o que eles fizeram...Andaram, andaram em seus camelos, seguindo aquela enorme estrela brilhante, que de repente parou em um lugar...adivinha aonde??
- Aonde????
- Aonde Jesus tinha acabado de nascer. E eles levaram presentes pra Jesus! É por isso que no dia de Natal, o Papai Noel (pra fazer o link...ahuahuhauhuahua...) ajuda a distribuir os presentes, pra gente se lembrar dos três Reis Magos que levaram presentes ao Menino Jesus.

Eles adoraram! E acho que deu pra fixar a idéia!

E só pra amarrar a idéia, recebi um e-mail hoje da minha mãe querida (obrigada mãe, amo você!) falando justamente sobre o Advento (as 4 semanas que antecedem o Natal, o primeiro domingo já foi!) e tirei um trecho que achei ótimo:

Quem de nós não deseja preparar o Natal? Quem de nós não tem o sonho de que este seja o melhor Natal da nossa vida?

O que significa Advento? Significa "aquele que está para vir" (ad+venire). 

Quem está para vir? Jesus Cristo.

Como assim, Ele “está para vir”? Ele já não “veio” há cerca de dois mil anos atrás?

De fato, Ele já veio, mas Deus quer que a cada ano Jesus venha espiritualmente na nossa alma. Quer que a cada ano recebamos uma graça muito grande no dia 25 de dezembro. Quer que a cada ano Ele renasça na nossa alma ou entre mais profundamente na nossa alma. (Pe. Paulo M. Ramalho).

Valeu, não valeu?

Acho que dá pra gente dar uma refletida...contem a historinha com animação..."a la 3 porquinhos" mesmo, eles vão amar, e gravar!

Beijo grande e com saudades de escrever aqui!

Bel, também na correria de final de ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, comecei a contar ontem a mesma estoria e a Julia ficou impressionada que Jesus tem 2011 anos!!!!! :-) bjs, tua mana que te adora e e' fa # 1 do blog, Me'

Anônimo disse...

amei a sugestão Bel! eu fiz uma parecida mas usando os poneis da minha mocinha como personagens do teatrinho especial. A parte em que a familia não tinha onde dormir ela tambem amou, fiz umas tres vezes o "podemos dormir aqui? Não!" e ela vibrou quando terminou tudo bem! Suas dicas são ótimas e o blog uma ideia muito boa, parabens!
beijos dani do nanã