27 de out. de 2011

Procura-se: enfermeira, babá e empregada!


Vai dizer que todo dia quando você entra no Facebook não tem pelo menos um post de alguma amiga desesperada "Alguém tem uma babá pra indicar que a minha me deixou na mão?". Ou num bate-papo de porta de escola: "Sua empregada não tem nenhuma amiga pra mim?".

Onde estão estas mulheeeeeres????

Pois é...elas realmente estão em extinção! E o pior...a nossa ficha ainda não caiu, e pior ainda...não estamos preparadas pra esse "new way of life"!

Hoje eu realmente comecei a refletir sobre o tema...e é só a gente fazer um pequeno exercício pra concluir que alguns motivos estão mudando este "mercado".

O primeiro é que estamos passando por uma "inclusão educacional", não sei se este termo existe...mas agora, quem antes não tinha condições de fazer um curso superior - pois afinal somente quem tem muita grana, rala muito e faz um mega cursinho é que consegue vaga em universidades públicas...agora as instituições de ensino particulares oferecem bolsas, descontos e financimentos que fazem com que meninas que antes não tinham outra opção a não ser se tornarem domésticas, como suas mães e avós...tenham acesso a um curso superior. Hoje elas procuram vagas em empresas e não mais em lares.

Outro motivo, que é bem pior, é que muitas não querem nada com nada. Nem estudar e nem trabalhar. Porque são extramamente mimadas (não precisa ser rico pra mimar e mal-educar um filho...) e as mães, geralmente solteiras, trabalham muito e deixam seus filhos ficarem em casa sem fazer nada! Ou melhor, assistindo TV, comendo, bebendo e talvez se drogando...e, claro, tendo filhos! Conheço muitos casos REAIS assim.

Só que um grande número de brasileiras, como eu, cresceu em lares onde sempre existiu pelo menos uma empregada que fizesse todo o trabalho da casa: limpar, lavar roupa, passar, cozinhar etc. O que permitiu que nossas mães fizessem outras coisas, como trabalhar ou administrar o lar. E nós, filhas, nunca fomos obrigadas a fazer este trabalho...pois só estudamos, como loucas...para entrar no mercado de trabalho e trabalhar feito loucas! Se identificou???...Só que de repente a gente casa. E tem uma casa! E a gente percebe que o "milagre da roupa" (sai do cesto de roupa suja e aparece passada pendurada no armário) depende de alguém...uma empregada doméstica.

E nossas vidas foram construídas neste esquema. E não é por LUXO não...é porque nós mães brasileiras temos que fazer outras coisas como por exemplo ser motorista! Pois nossos filhos não podem ir à pé sozinhos pra escola (por que é perigoso), ou porque nosso governo não oferece um ônibus amarelinho escrito SHCOOL que pega na porta de casa a criança, que se despede da mãe com um beijinho, tipo filme hollywoodiano...essa mãe americana do filme entra em casa e joga a roupa na máquina (que funciona e lava bem!) com um super sabão (que tira a sujeira mesmo e não estraga a roupa como o nosso), tem um super aspirador que quase fala sozinho....enfim...os eletrodomésticos e os produtos de limpeza delas AJUDAM essa mulher que não tem outro tipo de ajuda...E nós??? Diz aí Anne??? (Anne é uma amiga francesa maravilhosa que tem 2 filhos, se casou com um brasileiro e hoje mora aqui...não esqueço um bate-papo que tive com ela exatamente sobre este assunto...ela reclamando que as "máquinas" daqui não funcionam como as de lá...é por isso que a gente precisa mesmo de empregada! Beijo Anne!).

Aaaaa...sem dizer que muitas vezes as crianças dos países de primeiro mundo ficam o dia todo na escola...Ou seja...não precisam de babá...nem cozinheira pro almoço...nem de lavar a louça do almoço...etc.

Por isso genteeemmmm...é bom a gente começar a se preparar e a esquematizar as nossas vidas...Talvez a nossa geração, a duras penas ainda vai conseguir uma ou outra quebrando o galho...E os nossos filhos??? Ou melhor, e as nossas filhas??? Pode parecer machista que só a mulher tem que se preocupar com a casa, pois a mulher também trabalha etc e tal...Mas meu...não adianta...a casa é da mulher!! Se um ser humano é capaz de tirar a camisa+calça (com cinto!)+cueca+meia+sapatos de uma só vez e deixar no chão do banheiro, passar por cima e não se incomodar com isso...gente...quem se incomoda é a mulher...auahuahuahuhauhaua...LOGO...vamos preparar as nossas filhas...tipo, além do inglês e do espanhol, vamos colocá-las em cursos de como limpar um banheiro de forma rápida e higiênica, ou de passar roupa com máxima produtividade...ou de cozinha nutritiva sem sujar panela...sei lá...Para que elas não sofram como a gente e mais...elas vão ter que exigir que empresas e governo dividam a tarefa de dona de casa com elas!!! Como já dizia um provérbio africano: "Para criar uma criança é necessário uma tribo inteira".

Isso foi um desabafo...uma reflexão...e um alerta! Vamos nos preparar...

Um beijo nas crianças, sempre!

Bel.








6 comentários:

Alcione disse...

Bel..esse assunto de preparar as filhas pra ser dona de casa me lembrou um bate-papo de mães na porta da escola outro dia.. onde uma amiga estva contando qeu a filha havia ganho de aniversario uma tabuinha de passar com ferrinho (aliás.. nosso sonho qdo crianças ter aquelas geladerinhas, fogoezinhos nao::??) e outra mãe (de menina) ficou muito brava dizendo que esse tipo de brinquedo a filha dela nunca teria.. que agora lançaram a maquina de lavar... essa então nem pensar..E ainda disse que nós mães de homens deveriamos ensinar nossos filhos a gostar de sapatos,bolsas caras e jóias (será que isso dá certo?? hahaha) Eu respondi o que penso:: Espero muito que meu filho um dia possa cobrir sua namorada, esposa. de joias, sapatos, e bolsas, porém , pra isso, ela precisa saber "administrar" um lar, e isso inclui aprender a utilizar um microondas, programar a maquina de lavar, saber desamassar uma roupa , pois até pra mandar numa empregada (cadê elas???) a gente precisa saber fazer... é isso api minha Guru!!! um beijão nos fofos!!!

Thaisa Sampaio Brito disse...

oi Bel, estou passando justamente por isso! Trabalhando naquele pique que vc bem sabe, com criança com menos de 1 ano... loucura! minha funcionária tentou me chantagear pra conseguir aumento!!! perdi a cabeça e disse: Vai com Deus!!! Pois é, de lá pra cá, conto com a ajuda da mamãe pra tomar conta da Rafaela, de uma mocinha que a ajuda toda tarde (brincando com ela, lavando a roupinha e no que mais minha mãe precisar - ela é aposentada e tem 2 funcionárias na casa dela). E a faxineira só pode de 15 em 15 dias!!! então, pelo menos uma vez por semana, tenho que meter a mão na massa! isso porque não posso deixar a Rafaela engatinhar na sujeira! e porque acho que passar uma vassoura na casa, um paninho no banheiro, que seja, não mata ninguém! eu mesma estou lavando a roupa (enfio a maior parte na máquina mesmo, se estragar, compro outra kkk - só minhas peças boooas eu lavo à mão!)e a faxineira passa quando vem! Ou seja, estou vivendo! temos que nos organizar pra tomar conta da NOSSA casa mesmo... e relaxar um pouco mais, fazendo o QUE DÁ, QUANDO DÁ!!!! bjs

Luciene disse...

Aqui quem vos fala é a primeira BAILARINHA que logo logo será sua vizinha e que com certeza não tera esta tão sonhada EMPREGADA rsrsrsrs Belzita já estou me preparando psicologicamente para por a mão na massa amiga, realmente para todos os lados que a gente faz a pergunta VOCE SABE, CONHECE , .....sem resposta, mas acho que como diz o seu texto, tá na hora de arregassarmos as mangas e partir para o ataque, somos SUPER HEROINAS, SOMOS MULHERES, damos conta do recado sim, mas ao maridinhos queridos, podem aumentar a renda, porque para fazermos isto, temos que abrir mão de trabalhar fora, infelizmente acho que estamos neste quesito, voltando aos tempos antigos, onde MULHER era esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque rsrsrsrsrs.E vamos preparar sim nossas filhotas para isso, acho ridiculo mães que ainda pensam como estas que a Alcione citou, o mundo esta mudando, e temos que acompanhar, ou então PARA QUE TER FILHOS ? não é
Bjuuuuuuusssss

anne perso disse...

aie Bel... como ja te falei, as entradas de serviço, a cozinha a 2 km da sala, as maquinas que não prestam e as unhas bem feitas... não da mesmo para não ter empregada... exit a bem amada cozinha convivial da minha casa de Barcelona onde eu conzinhava junto com os amigos tomando um vinho com um pé no jardim... porque a cozinha brasileira não esta feita para a ama de casa, esta feita para a empregada dela... dureeeeza. Elas estão sumindo mesmo, não é duravél esta situação. Uma dica para nossos filhos : aprendam a viver sem empregada... imposível, com empregada em casa, não da para aprender isso, então beleza, aprendam a dar valor a este trabalho e vamos cozinhar juntos de vez en cuando, a noite da mamae, a noite do papae, cada um faz o jantar sorpresa pro resto da familia... e a limpeza... igual! o dia de papae, o dia de mamae... é! assim, nada de desigualdade, de inferioridade e de ignorança... nossos filhos, viajando no estranjeiro e pelejando num ape minusculo de paris o londres vão ficar felices de ter aprendido antes que agua sanitaria não é boa para roupa! (experiença verdadeira de brasilerios que descobriram a vida domestica em barcelona...)
gente, eu falei FILHOS! O choque culural do casal moderno esta chegando no Brasil : os dois trabalham, só um sabe cuidar da casa... e em muitas cidades do mundo, uma faxineira só é diarista é cobra mais de US$12 a hora! Para o equilibro do lar... mão na massa filhos! e com felicidade!

Unknown disse...

Oi bel trabalho como baba enfermeira vc sab lugares que contrata baba pra ir pra fora pois faco ingles e o intercambio e muito caro e au pair nao me encaixo mais poisja tenho 32 ajos meu email e yuriandreia@hotmail.com bjs

Patricia Meireles disse...

Boa tarde!!! Sou enfermeira obstetra e caso necessite neste mês alguém para poder ajudar com os RN ou alguma gestante necessitando de consultoria.Quaisquer informações entre contato por e-mail paatriciamn@gmail.com (atendo na região sul de São Paulo).