25 de out. de 2011

Quem sabe você não tem um medalhista?



Não sei vocês...mas eu fico super empolgada com jogos Pan-Americanos...Olimpíadas...e toda vez que eu vejo um atleta "desconhecido" pulando na piscina, ou ganhando uma maratona (não sei se vocês sabem, mas a atleta brasileira que ganhou o ouro na maratona em Guadalajara, ela começou a competir em maratonas há apenas 2 anos!) fico pensando...esse atleta que hoje é medalhista, há 4 anos atrás ele ou ela, era, sei lá, um adolescente, que praticava esporte e que foi incentivado por alguém, treinou e se dedicou muito...e tá aí...representando o Brasil, batendo recordes...

Então fui atrás de algumas coisas pra gente incentivar nossos filhos ao esporte e na hora certa! Quem sabe você tem aí, na sua casa, um campeão olímpico?

De 2 aos 5 anos: desenvolver psicomotricidade e conhecimento do próprio corpo.
Ex.: jogos com bolas, canções que envolvam o toque das mãos nas diversas partes do corpo, movimentos de girar, abaixar, subir e correr.

De 6 a 7 anos: é a hora de experimentar! A criança aqui aprende a viver em grupo e passa a relacionar suas capacidades físicas motoras (força, resistência e velocidade) com suas capacidades físicas coordenativas (equilíbrio e noção de distância) à capacidade física mista (flexibilidade). Estimule jogos que necessitem de habilidades como queimada e pega-pega.

De 8 a 11 anos: estimule jogos e brincadeiras que envolvam além do esforço físico, estratégias e raciocínio mais elaborado, como xadrez, mímicas, entre outros. As crianças também devem participar de atividades que as façam raciocinar rapidamente, como passar a bola e chutar para a pessoa certa, correr e esperar o adversário.

Acima de 11 anos: aqui entram os ESPORTES, ou seja a iniciação esportiva! Nesta idade a criança adora viver em grupo, sendo assim, estimule os esportes coletivos. Aqui vale prestar atenção no esporte de que a criança mais gosta e, então, incentivar a prática do mesmo (pense em quanto esporte legal além dos óbvios futebol, natação e balé....handball, judô, karatê, basquete, tênis, vôlei e até mesmo atletismo!).

Dizem que às vezes a competição não é muito legal, muito cedo, pois elas ainda não estão prontas para lidar com o estresse emocional que uma competição pode provocar. Crianças não estão preparadas psicologicamente para lidarem com a frustração de uma derrota individual. Se você quer que seu filho pratique um esporte, deve pensar primeiro na diversão dele, e no quanto esta atividade física lhe proporciona um ambiente saudável. Não estimule seu filho a participar de competições. Esta idéia tem que partir dele e apenas dele (nem do técnico!).

Até os 10 anos de idade participar de um belo festival é uma boa opção. Vale lembrar que todos devem ser premiados, nada de primeiro, segundo e terceiros lugares. O que vale aqui é a participação.

E nesse clima de total empolgação que criei o seguinte tema pra festa da minha filha "Jogos Olímpicos da Maria", que vai fazer 6 anos...Vai ser uma grande brincadeira...gincana mesmo...com prendas etc. (Obrigada Anderson, nosso super diretor de criação da Sollo Marketing, que fez esta "marca" linda pro tema da festa, ficou show e muita gente elogiou!)

Este sábado...por favor, rezem pra Sta Clara por mim...se chover vai prejudicar bastante!

Beijo nos futuros campeões...e, tudo bem, nossa vida é uma correria louca...mas o esporte é tão importante, como já falei em outros posts...a criança ou adolescente que se dedica a algum esporte, querendo ou não, cuida do corpo para ter rendimento...e quem cuida do corpo não o maltrata com bebidas, droga etc...Fora todos os demais benefícios pra saúde...aprende disciplina, comportamento em grupo...aprende a ganhar e perder etc...

Bel.

Fonte: Como funciona o esporte no desenvolvimento de uma criança, por Ana França.

Nenhum comentário: