6 de out. de 2011

Amor de irmão - parte 2




Nossa gente, que legal...quanta gente gostou do tema "amor de irmão"..se emocionou...é porque quem tem esse relacionamento gostoso, sabe que é o máximo e quer que os filhos também desfrutem disso!

Vamos nos esforçar então pra isso? Hoje são as dicas, que eu pesquisei "prá nóis"...vamos ver se rola...

A primeira coisa é alimentar e promover o amor entre os filhos. Um grave erro na vida familiar é achar que por viverem na mesma casa e por terem o mesmo sangue surgirá de forma espontânea o amor e o carinho entre eles. A realidade é que o amor se contrói dia a dia, baseado em educação, em renuncia ao próprio egoísmo, em se abrir ao outro, em um cuidado ou tratamento que vai além das saudações habituais (bom dia, boa tarde e boa noite) dos que vivem sob o mesmo teto.

Nós, pais, temos uma responsabilidade enorme nesta tarefa. Desde que são pequenos, tentamos sempre dar o melhor e fazer com que cada um se sinta igualmente amado. Este esforço é o primeiro passo, mas devemos ir além, conseguir que cada filho aprecie, respeite e ame seus irmãos. Podemos ajudar muito promovendo um clima de respeito entre eles. Tudo bem que cada um tenha o seu pequeno espaço dentro de casa (onde as dimensões da casa permitam...), mas o mais importante é incentivar para que eles não se fechem cada um em seu mundinho e se abram a seus irmãos, com o mesmo carinho, ou até mais, como se abrem aos seus amiguinhos da escola, do prédio ou condomínio...

Ao invés de deixar o pau-quebrar, por que não sentar com sua fillhinha de 10 anos e explicar que seu irmão adolescente está passando por uma idade difícil, que terá que compreendê-lo, que assim como ele, ela também passará por esta fase, que ele precisa de compreensão, que tem que respeitar as suas coisas e mais, por que não rezar por ele??? Tem forma mais carinhosa de despertar o amor que rezar pela pessoa que precisa? É a doação mais pura e sincera...de tempo e de amor! E que eles aprendam a amar o próximo, começando pelos seus irmãos!

E por que não pedir a sua filha mais velha que ao invés de gritar com seu irmãozinho, irritando e perturbando a paz da casa, que sente com ele e o ajude a fazer a sua lição de casa, pois ela sabe muito mais e pode passar pra ele...ou ensine como se arruma o quarto, se dobram as roupas...e assim você incentiva ela também a se sentir importante e responsável pelas tarefas da casa.

Se em casa o amor for promovido, cuidado e preservado ao longo dos anos, se pais e filhos se sentem não somente membros de uma mesma família, mas amigos que se amam e se ajudam, então o que se tem é um TESOURO de carinho! A consequência normal é que cada filho faça a sua própria vida, escolha uma profissão, comece a trabalhar, fique noivo, até o dia que se casa e voa do ninho...Mas este momento não deve ser uma despedida ou ruptura, é um passo a maturidade para a criação de uma nova família e jamais deve ser a perda do tesouro de carinho que existe entre os irmãos! Pelo contrário, começa uma nova fase de preocupações, de ajudas...tudo o que foi plantado lá atrás, poderá dar frutos agora...tem gesto mais lindo que poder ajudar uma irmã que teve bebê e não sabe o que faz com aquela criança? Ou um irmão que ficou desempregrado de repente e precisa realmente de ajuda financeira? É justamente quando os problemas são mais graves é que se necessita de um apoio de quem é do mesmo sangue, ou melhor, de quem aprendeu a viver "unidos como bons irmãos".

O amor entre irmãos, é, com certeza, o maior e melhor fruto da semente plantada pelos pais! Pais que souberam promover em seu lar este amor, onde cada um é capaz de deixar um pouco de lado as suas vontades e prazeres para servir ao próximo MAIS PRÓXIMO: o próprio irmão!

Yeeessss...que lindo isso!!! Tô arrepiada!!! Dei uma adaptada/traduzida no texto de Fernando Pascual, Amor de Hermanos.

Beijo para você e que seu filho ou filha beije e abrace muuuito o seu próximo mais próximo!

Bel.

3 comentários:

Lu Villaça disse...

É isso mesmo, Bel. Li, um dia, na Folha, o Pondé dizendo exatamente isso. Muitas pessoas acham que pq tem o mesmo sangue já nascem amando... rsrsrs Amor é conquista, é trabalho, superação de diferenças, é esforço tbem, né. Bjao!!! Muito bom seu texto!

Anônimo disse...

Belzita, ameeeeiiiii, realmente o amor de irmãos é único, graças a Deus tenho irmãs MARAVILHOOOOSSAAS , somos diferentes em muitas opiniões, as vezes nos magoamos, mas no outro dia, é como se não tivesse acontecido nada, nos AUTO PERDOAMOS rsrsrsrsrs.E hoje sei que aconteça o que acontecer, elas sempre estaram do meu lado e não conseguimos viver umas sem as outras. Bjuuuuussss

LUCIENE disse...

Não sou o anônimo sou eu a Lu a prefeitinha