15 de set. de 2011

Será que eles estão vendo muita TV?

Assim como eu, vocês também devem se fazer esta pergunta: será que ele não vê muita TV?
Acho que o "Discovery Kids" virou uma mão na roda para muitas mamães ocupadas e para babás folgadas...não é? Nada mais fácil que ligar a TV e deixar a criança lá sentada a manhã toda...por essas e por outras que antes de completarem dois anos os meus filhos já foram para escola, claro que ficam mais doentes etc e tal...mas estão lá aprendendo e o mais importante: se relacionando!
Li hoje um artigo de um médico, Dr. Fco. Javier Lavilla Royo, da Clinica Universidad de Navarra muito legal e ele deixou algumas dicas para gente detectar se estamos fazendo o uso inadequado deste eletrodoméstico. Se uma criança ou um adolescente se torna "viciado" em TV, podemos perceber algumas mudanças em seu comportamento:
- Despreza outras atividades, como a leitura;
- Diminui o rendimento escolar;
- Não pratica esportes ou qualquer outra atividade em grupo;
- Desenvolve problemas de sobrepeso ou sedentarismo;
- Se observa comportamentos imitados, que não são próprios de seu filho (violência, indiferença, sem pena de ninguém, agressivo...).
Algumas dicas do que podemos fazer:
- Limitar o tempo dedicado a assistir TV, que não deve ser mais do que uma hora por dia (vixi!) e para os pequenininhos menos ainda!;
- Assistir com eles os programas e desligar a TV assim que o programa terminar;
- Comentar com eles aquilo que vocês assistiram, fazendo com que ele reflita um pouco, desenvolvendo seu sentido crítico daquilo que é certo e o que é errado.

Bom, e não podemos esquecer que somos modelos...não tem jeito...se a gente vê TV sem parar, eles também vão ver, se a gente ler um livro ou escutar uma música, eles também irão curtir! E, querendo ou não, esta fase deles é tão curta, e por mais que dê preguiça (que dá mesmooooo!!!) e por mais cansativo que foi o dia, tente brincar com eles. É através das brincadeiras que a gente consegue se aproximar mais das crianças e assim podemos ensinar várias coisas!

Vamos tentar? Boa sorte...não é tão fácil...

Beijo pra todos! Até mais!

3 comentários:

Lia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia disse...

Acho super importante este tema, TV. Eu sempre digo aqui em casa, se damos outra opcao - pintar, ler, jogar - o Daniel (4) sempre prefere, do que assistir tv. Mas, se nao damos outra opcao, ele continua vendo a tv. OU seja, depende muito de nos, pais. Adorei seu artigo. bjs Lia

Anônimo disse...

Otimo, precisamos de muito conteudo desse tipo circulando pela internet
Sucesso