15 de set. de 2011

E quem não tem preguiça de criança chata?

Gente, meu maior pavor sempre foi que os meus filhos despertassem o seguinte sentimento nas pessoas: “ai meu Deus, lá vem eles!” ou senão “ai que preguiça de brincar com essa criança mal-educada e chata!”.
Com a Maria, coitada, a mais velha (filho mais velho sofre…) eu fui bem mais neurótica…mas no fim foi bom que ela ensina os mais novos…Eu sou meio incansável - porque cansa gente…não podemos negar que educar cansa, mas não tem jeito, as palavrinhas mágicas tem que entrar na cabeça até saírem automaticamente – com licença, por favor, desculpa e OBRIGADA! Faço questão que eles cumprimentem as pessoas, dêem bom dia, boa tarde, boa noite, seja para as funcionárias de casa, o porteiro da escola ou dar um beijo e um abraço gostoso nos avós...quando alguém está falando pedir licença para falar...pedir licença pra sair da mesa, ou dizer que está satisfeito ao invés de começar a gritar “não quero esse papá”...Mas não acontece num passe de mágica não...tem dia que eles fazem, tem dia que não, mas sempre, sempre temos que corrigir, porque uma hora sai automático...Outro dia fui em um aniversário (e como tem aniversário...toda semana um, no mínimo!) e assim que chegamos parei pra falar com uma amiga e quando vi a Maria (5) estava de mão dada com o Pedro (3) cumprimentando com um beijinho todas as senhoras (juro, tinha umas 15!!!) sentadas em uma mesa, e ela mandando o Pedro dar beijinho também...quando eu vi....ri sozinha, por dentro, coitadinhos....eles não conheciam nenhuma daquelas senhoras...mas pensei...”funcionou, deu certo, agora eles aprenderam, já é automático!”...as senhoras, claro, babando...e eu quase esmaguei os dois de tão fofos...
E procurando coisas legais pra dividir com vocês, achei em um livro, Teach your child to behave disciplining with love from 2 to 8 years - e como todo americano ama ...10 steps to be...-  ele ensina os 10 conselhos básicos para aplicar limites educativos. Aaaaa....essa é boa, não é??? Quando a gente precisa dizer pros nossos filhos que devem fazer alguma coisa e AGORA, tem essas 10 dicas básicas que podem nos ajudar ...será que funciona? Vou passar cada dia uma dica...senão fica gigantesco...e ninguém tem tempo para ficar lendo horas aqui o que eu escrevo, né? Amanhã eu começo...aí a gente vai testando juntos...vamos ver se funciona o que o gringo está falando...dou a dica, a gente aplica...no dia seguinte posto outra...e a gente faz a lição de casa, pode ser?
Beijo pra todos! Amanhã não percam...lanço o primeiro conselho básico para aplicar limites!
Bel.

2 comentários:

Lu Villaça disse...

Amei!!!!!!!!!!!! Fundamental!!!!

Divaina Borges - DB TURISMO Uberaba disse...

Bel, adorei a história da Maria e o Pedro cumprimentando as velhinhas, amei! Bom demais. Eles são uma graça realmente.