26 de set. de 2011

Futebol, balé, natação, mandarim?!?! O que ele deve fazer?



Todo mundo passa por esse dilema...será que eu não estou exagerando?
E o pior, será que eu não deveria colocá-lo em mais alguma atividade?
Eles vão crescendo e a gente vai desesperando...
Natação, inglês, balé, judô, piano, kumon, espanhol ou senão mandarim....socoooorroooo!
Será que eles tem que fazer tudo isso? Será que a criança não enlouquece? Quando e o que fazer???
O desespero bate quando a gente encontra com alguma super-mãe e que geralmente tem um filhinho só, não trabalha, e fala que o filho faz um milhão de coisas e você tá na dobradinha natação+balé (o meu caso!) e está achando bom demais!
Achei um artigo legal sobre isso, que fala mais ou menos assim...
É importante não impor a atividade pro seu filho (tudo bem que você ame tênis, mas as vezes o moleque tem zero coordenação e quer xadrez!). Mostre um leque de umas cinco opções e pergunte a ele o que ele gostaria de fazer depois da escola. Se ele se empolga na escolha muita chance dele se dedicar e aprender mais!
É importante, principalmente até uns 7 anos, que a atividade não canse/exija demais, o principal neste momento são as tarefas da escola, além do que a criança deve ter um tempo para brincar e DESCANSAR!
Até uns 5 anos de idade as crianças se divertem com atividades simples e que distraem muito como pintura, trabalhos manuais, dança, ou seja, aquelas que desenvolvem a audição (ouvido), psicomotricidade e a comunicação corporal.
A partir dos 6 anos já dá pra entrar com atividades esportivas como futebol, basquete, patinação no gelo (em Uberaba tá fácil! Ahuahuhauhaua...), pois estimulam sua capacidade de cooperar e de trabalhar em grupo, além de ser um ótimo exercício físico.
A partir dos 8 já podem entrar todos os esportes e algumas aulas que demandam maior esforço intelectual, como xadrez, teatro etc.
Idiomas? Tá liberado em qualquer idade! Embora eu já ouvi de uma dona de escola de inglês que é melhor a criança estar alfabetizada em português para aí sim partir para outras línguas, a não ser que estude em escola bilingue.
Valeu????
Sem neuras agora mommies???
E o kumon heim?! Sempre me deixou intrigada...meu sonho é fazer conta de cabeça como aqueles moleques...mas ao mesmo tempo...dá pena de deixar no kumon não dá? Nerd demais...ahuhuauauhahauhaua...mas já entrei várias vezes na escolinha do Kumon pra ver o que rola...mas ainda não matriculei minha criançada para dividir 8.354.896 por 658 de cabeça! Poem a fórmula no excel...diz aí? (eu dou risada sozinha...)

Beijo nas crianças...bom fim de tarde e de noite!

Bel.

3 comentários:

Juliana disse...

Bel, meu enteado fez Kumon e foi a coisa mais traumatizante que eu já vi na vida. O método é ridículo e massacra as crianças. E pra que saber dividir 756.398/1287 de cabeça? Pra que? Isso não torna ninguém mais inteligente.

Beijos

Lu Villaça disse...

Eu adorei o fim... joga no excel, qdo crescer será assim mesmo... ;)

Jacqueline disse...

Querida Bel! Parabe´ns pelo blog! Sabe que tem me ajudado a pensar tambe´m em meus alunos, afinal pais e professores em conjunto sa~o educadores...

Gostaria de fazer um comenta´rio sobre a aprendizagem de li´ngua estrangeira (LE). Na~o tem idade para aprender, quanto menor melhor, pois o c´erebro das crianças e´ como uma esponjinha que absorve tudo e ainda por cima separa tudo direitinho em seu devido lugar. A u´nica recomendaça~o e´, enquanto a criança ainda na~o estiver alfabetizada na li´ngua materna (LM), deve-se aprender a LE somente de forma lu´dica, atrave´s de muitas brincadeiras, mu´sicas, teatro, fantoches, etc usando TPR (Total Physical Response) que e´ um me´todo que usa todos os sentidos, mas sem escrita. E depois que a criança ja´ estiver alfabetizada na LM, ai´ sim a parte escrita da LE podera´ ser apresentada a ela.

Beijos