17 de set. de 2011

Seguindo as dicas, a segunda é dar OPÇÕES!

Nossa, eu achei hiper útil essa...vocês vão se identificar muito...
Visualiza o momento...chegando da escola, todos cansados, inclusive você e eles tem que tomar banho...todo mundo meio que chorando, meio dormindo, querendo brincar...e você fala:
- Todo mundo já pro banho!!!
- Aaaa não mamãe...quero brincar...
- Aaaaa não mamãe....tô cansado...quero dormir...
E você já sem um pingo de paciência já começa a esbravejar, puxar um, o outro e, pronto, stressssss total....se identificou??? Muito, né?
Em muitos casos podemos dar aos nossos filhos uma oportunidade limitada para decidir como cumprir as nossas “ordens”. A liberdade de escolha faz com que a criança sinta uma sensação de poder e controle reduzindo as resistências. Por exemplo:
- Tá na hora do banhoooo! Você quer tomar banho no chuveiro ou na banheira??? (ou seja, não existe a opção “não tomar banho”...a criança fica em cheque-mate...a gente meio que “enquadra” ela....judiação...tô rindo sozinha aqui...).
Outro exemplo:
- Tá na hora de por roupa...você escolhe sua roupa ou você quer que a mamãe escolha?
Legal, né?
Esta é uma forma fácil e rápida de dar duas opções a uma criança para que ela faça exatamente o que a gente quer....yesssssss!!!
Vou tentar....tente aí também depois a gente põem na roda!
Beijo grande! Amanhã, no domingão que o bicho pega...mando a terceira!!!
Bel.

5 comentários:

Lu Villaça disse...

Eu pratico essa!!!!!!!!!!!

Lia disse...

Eu tb pratico! Funciona mesmo!! :) so o problema eh perguntar " vc escolhe a roupa ou mamãe escolhe?" ai ja viu qdo ele escolhe.. Um perigo. ;)

Vincent disse...

Acho que já li este livro quando estava em NY...uso bastante essa das opções e funciona muuuito!

Alcione Botelho disse...

Essa eu nem sabia, mas vi que acabo fazendo isso... e essa hora de chegar em casa,, nossa achei que vc tinha uma câmera escondida na minha e tava contando como é hahahaha

Victoria Piza disse...

Nossa essa é um clássico aqui em casa. As vezes ele saca e rebate com uma terceira opção hahaha, mas 95% das vezes funciona mesmo. *"ele" é o Daniel de 3 anos.