18 de set. de 2011

Domingão...o dia da ralação das mommies...vai a terceira: FIRMEZA!

Domingão hoje heim...o dia que todo mundo descansa é o dia que a gente mais rala...diz aí? Sem babá...ou quem tem folguista elas são sempre meio atrapalhadas...você não confia muito...dá trabalho igual...Não se sinta sozinha!!!! Calma...somos muuuitas passando pelo o que você passa...Pense nas nossas “hermanas” que moram fora (essa foi pra você minha irmã amada e suas amigas que me seguem com carinho desde Zurich!) que tem só faxineira alguns dias por semana...que babá o quê...
Então, agora que você conseguiu relaxar um pouco, pegou seu iPad...criançada dormiu de um lado...maridão dormiu de outro...e a gente, QUE PRECISA dormir...não consegue! Então respira, põem o pé pra cima do sofá, arruma a almofada...e leia a nossa terceira dica...

                      *aqui está a prova! Pedro e José dormindo no sofá hoje...detalhe no Pedro pegando na perna do José...
Segundo o nosso “amigo gringo” em questões realmente importantes, quando existe resistência à obediência, temos que aplicar o limite com FIRMEZA.
Por exemplo:
“Vai pro seu quarto, agora!”, ou
“Pára! Não se joga brinquedo!”
Os limites firmes se aplicam melhor com um tom de voz seguro, SEM GRITOS (ai...ai...) e uma feição séria no rosto. Captou? Faz um teste...aahhahha....olha no espelho! Ficou bom? Convenceu? Não pode rir!!!
Os limites mais suaves (mais lights) faz com que a criança tenha a opção de obedecer ou não. Quer um exemplo de um limite light?
“Por que você não guarda os brinquedos?”
“Você pode vir pra casa agora?”
“Acho que você tem que fazer lição de casa, não tem?”
“A mamãe quer que você limpe isso, tá?”
Isso funciona quando a gente quer que eles tomem um certo caminho. Mas quando é uma coisa SÉRIA e que deve ser feita NA HORA, cara de séria, sem gritar e uma ordem curta e grossa...fale FIRME!
Lembre-se: a firmeza está entre o “light” e o autoritário...não vai sair por aí como uma general com seus filhos...socorro....vão achar que você enlouqueceu e ainda vão colocar a culpa no coitado do meu blog...ahuahuahuahuhaaa...
Beijão! Bom domingo, bom começo de semana (segunda sempre é um “vucuvucu” danado), que nenhuma empregada ou babá falte (que mau-humor que dá quando não aparecem segunda!) e amanhã mando a quarta dica!
Bel.

4 comentários:

Lu Villaça disse...

Bel, sabe como faço pra entender que o negócio é sério? "Gabriel, venha fazer tarefa." E ele: "Agora nao quero." Eu: "Nao tem essa opçao. Eu nao perguntei se vc quer, eu estou mandando vc vir fazê-la." Entao, ele percebe que a coisa ficou "perigosa". E vem de cabeça baixa, meio emburrado, meio "Que saco"... rsrsrsrsrs E é como vc disse, as vzs, é difícil fazer cara de séria, mas...

Wanessa Almeida disse...

Oi Bel.....estou gostando muito das orientações. Tenho um filho de 2 anos e ele eh um menino bem intenso. Neste momento estou passando pela fase que preciso de muita paciência e amor para educá lo. Tb moro em Zurich.....e tenho que fazer tudo sozinha...sou babá, empregada, cozinheira......mega jornada!!! Mas vamos lah!!!! Bjs e obrigada!!!
Wanessa

ALcione Botelho disse...

Oi Bel.. é a mais pura verdade essa dica.. que coisa mais linda a foto do José e Pedro dormindo.. e minha segunda feira começou muito especial.. escutando os batimentos do meu bebê pela primeira vez!! Fiquei muito feliz.. boa semana pra vc tb.. beijão

Victoria disse...

Eu sofro com isso Bel...ja aconteceu com voce de começar uma bronca séria porém calma, a voz aumentar,o grito chegar, segurar a criança pelo braço e mesmo assim ela ficar rindo na sua cara? Comigo aconteceu outro dia ( medo!!).