16 de set. de 2011

10 Conselhos básicos para aplicar limites: 1) OBJETIVIDADE

Só dando um "refresh", cada dia eu vou postar um conselho, seguindo as dicas do livro Teach your child to behave disciplining with love from 2 to 8 years.

A primeira é OBJETIVIDADE. Parece brincadeira, mas muitas vezes a gente nem percebe, mas a gente solta frases do tipo "fica bonzinho" ou "se comporta", "não faça assim". Para a criança isto é uma frase solta...o que é ficar bonzinho? Ou então o que deve ser se comportar, pra uma criança de 3 anos? O que é óbvio pra gente, pra eles não é, tadinhos...e quanto mais nervosa a gente fica...mais eles devem pensar "que raios essa louca tá querendo que eu faça.."..ahuauahuauahuahaa...
Nunca tinha parado pra pensar nisso...
Então, a dica é: eles vão entender muito melhor as "normas" ou as "regras" da casa se falarmos o que queremos de uma forma concreta, um limite bem especificado, com frases curtas e ordens precisas. Pra eles vai ficar muito mais claro se ao invés do "se comporte" dissermos "aqui só pode falar baixinho", ou ao invés do "fique bonzinho", "pegue agora na minha mão que vamos atravessar a rua".
Adorei...vocês também? Vou prestar mais atenção de como estou pedindo ou dizendo as coisas pra eles...
Vamos usar? Amanhã tem a segunda dica...

Beijo grande...estou super feliz com os "feedbacks" do blog...me anima mais ainda a procurar coisas legais pra gente!

Bel.

Um comentário:

Alcione Botelho disse...

Nossa Bel.. realmente a gente sempre fala o que espera deles mas nao explica como eles devem fazer pra conseguir... adorei a dica e estou louca pra ver as outras... beijos