18 de set. de 2011

Como eu posso falar de Deus de uma forma gostosa?


Só dando um "break" nas dicas...amanhã eu continuo.

A cena das crianças rezando no pé da cama era comum antigamente, na verdade era um hábito...muitas vezes automático, mas existia...Hoje  este costume se perdeu, alguns pais ainda incentivam os filhos quando são pequenininhos, mas isso vai se perdendo com o tempo , até que some da vida das famílias por completo. O ritmo enlouquecedor das famílias de hoje, o stress, enfim, parece não combinar com a cena de parar um pouco pra rezar...uma pena! A oração à noite com as crianças é tão legal, porque ela faz uma ponte entre a atividade e o repouso, a excitação e a calma, tranqüiliza...prepara a mente para sonhos tranqüilos...
Bom, e como é que a gente pode começar este hábito de uma forma que seja gostosa, para que eles aprendam e prestem atenção? Através de historinhas...ou contos! Não é legal? Tipo, “matando dois coelhos com uma cajadada só”...já conta a historinha pra dormir e já rezando ao mesmo tempo...
Você pode ir pro quarto com eles, eles deitam, deixe a luz baixinha e comece...
Separei aqui a primeira, uma graça...para explicarmos que Deus é Pai de todos nós (até chorei...juro....):
Jesus foi nosso professor e quem nos ensinou que Deus é o nosso BOM PAI, como nessa historinha...
Há muitos anos teve um terremoto na Armênia e muitas pessoas morreram. Um pai, que estava em casa naquele momento, se lembrou que seu filho estava na escola e saiu correndo para procurá-lo. Ele sempre falava ao seu filho: “aconteça o que acontecer, você não se preocupe: eu sempre estarei ao seu lado para te ajudar”.
Quando este pai chegou à escola, tudo estava destruído! Ele começou a chorar...e sem desanimar lembrou aonde era mais ou menos a sala de seu filho e começou a cavar, cavar...outros pais foram também, mas estavam desesperados e diziam: “Páre de cavar, já é tarde...já não podemos fazer mais nada!”. Os bombeiros também chegaram e disseram a mesma coisa para aquele pai desesperado e pediram para que ele saísse pois podia pegar fogo...e ninguém queria ajudá-lo! Mas ele seguiu cavando, cavando...por 8 horas, 12, 24, 36 horas...quando chegava a 38 horas cavando, esgotado, quando retirou uma pedra, ouviu a voz de seu filho e chamou com todas as suas forças: “Armando!”.
- “Papai?? Sou eu!!! Estamos aqui! Já tinha falado para todas as crianças que elas não precisavam se preocupar, que você ia me salvar...e  me salvando, salvaria eles também...Você sempre me disse que aconteça o que acontecer, você estaria comigo!”
- “Como você está? Perguntou o pai.”
- “Estamos 14, dos 36 da classe...Estamos com muita fome e medo. Mas agora você tá aqui! Você foi tirando as pedras, o ar foi entrando, o que nos permitiu respirar e não morrer!”
- “Vem meu filho, força, eu te ajudo”- disse o pai. E o filho respondeu:
- “Não papai...deixa eles saírem primeiro, porque eu sei que você vai me tirar daqui, aconteça o que acontecer...”
De Mark  V. Hansen, en “Sopa de pollo para el alma”
Comentário: O que tem a ver esta história com o fato de Deus ser o nosso BOM PAI?
(deixe que eles falem e reflitam um pouquinho...)
Daí vocês rezam:
Obrigada(o) Papai do Céu por esta família, pelos meus pais e todos que me amam. Abençoe e cuide sempre de todos nós. Que eu seja carinhoso, educado e obediente e que eu saiba ajudar e ser amável. Amém.
Boa Noite! Beijo nas crianças e até amanhã!
Bel.

Um comentário:

Victoria disse...

Lindo, amei! Eu rezo todas as noites a mesma oração desde que ele era recém-nascido. E é a mesma que eu rezava quando era criança ( "inventada pela minha avó ). É assim:

"Eu sou filhinho(a) de Deus, perfeito e maravilhoso, saudavel e contente, alegre e feliz. Estou cercado pela luz branca de Cristo, nehum mal há de me tocar, todo bem há de me caber.
Meu anjo da guarda, meu bom amiguinho, me leve sempre pro bom caminho. Amém."

Ele já sabe quase que interinha - claro que só está começando a entender o que significa agora, com 3 anos.

Mas gostei da idéia das história, é uam boa. E gostei também da sua oração Vou incorporar!!

beijao querida

Vic