22 de set. de 2011

Ao invés de só dizer não, dê uma ALTERNATIVA! É a 7a. dica...




Hoje o "Filhos de Amor" (vamos criar uma sigla...o FDA, pode ser?) está completando 1 semana de vida! Putz...parece que estou há tanto tempo escrevendo pra gente! Tão intenso e gostoso! Agradeço (again) os feedbacks, o entusiasmo de todo mundo...isso só me anima a continuar procurando, pesquisando tudo e qualquer coisa que nos ajude a sermos pais e mães melhores...para termos filhos melhores que a gente...porque no fundo, o que é que a gente quer como maior meta de vida??? Ganhar dinheiro??? Sucesso profissional???? DUVIDO! A gente quer uma família feliz, unida e o mais importante filhos com F maiúsculo, seres humanos completos, com alma e coração grandes e que façam diferença nesse mundo louco que lhes espera..."sedento" por pessoas boas, honestas e capazes de educar os seus filhos também (ou, nossos netos). Quando eu vejo uma criança mal-educada (aquelas que dá preguiça...), eu fico com pena...porque provavelmente os pais já são mal-educados...como eles vão ensinar alguma coisa que eles nem percebem, ou melhor, ninguém dá o que não tem! É impossível! Logo, coitadinhas destas crianças...elas não tem culpa, quem tem são os pais!

E, por isso, nós estamos aqui na luta, certo? Vamos ver o que vai dar essa sétima dica...

DAR ALTERNATIVA: sempre que você aplica um limite no comportamento de seu filho, tente indicar uma alternativa aceitável. Pra ele vai soar menos negativo e ele se sentirá recompensado...Toma um NÃO na cabeça...mas vem uma alternativa depois. Exemplo, exemplo...
"Minha filha esse batom não é pra brincar. Pegue esse lápis e este papel pra você pintar!"
"Não pode comer bala antes do almoço, mas que tal um sorvete de sobremesa?"
Dando alternativas a gente vai ensinar que os desejos e as vontades da criança são normais, são aceitáveis, mas não exatamente da forma que ele está fazendo (impulso total), por isso é legal ao invés de só falar NÃO, mostrar a alternativa.
Gostei!! Gostei bastante! E bem útil, tipo...acontece toda hora, não é?

Bom dia pra vocês, vou pra minha aula de boxe soltar meus bichos...uma terapia que queima calorias...eu indico!

Beijo nos filhotes...se der....coloco mais alguma coisinha ainda hoje!

Bel.

p.s.: hoje é aniversário da Rita...quem não conhece, ela é um "ícone" e não uma babá...foi minha babá...está há quase 40 anos na nossa família...e eu a "roubei" dos meus pais, por um "tempo"...Ela é a vó-bá dos meus filhos e a mãe-preta mais gostosa deste mundo. Minha amiga, meu colo e meu eterno agradecimento! Te amamos Rita, nós 5! (Bel, Fê, Maria, Pedro e José). A Rita merece um post exclusivo...sobre babás....ainda vou escrever pra vocês....

Um comentário:

Adriana D'Aprile disse...

Bel estou adorando o seu blog...nos faz refletir sobre nosso comportamento frente aos nossos filhos. Penso que quando vemos filhos mal-educados (os que dão preguiça como vc diz..hehe) na verdade a preguiça começa dos pais que, com a desculpa da falta de tempo, não colocam limites e ficam com medo de dizer não aos filhos com medo de traumatizá-los no futuro...Tomar NÃO na cabeça sempre educará desde que você explique o porquê daquele NÃO naquela ocasião. E achei super legal a dica de dar uma alternativa. Sempre há uma alternativa...e caso eles não a aceitem...continuemos colocando limites...A maternidade e a paternidade é uma dádiva, mas é a missão mais difícil que Deus colocou em nossas mãos. Fazer alguém virar Gente nos dias de hoje, não é tarefa fácil...Você ainda não tem filhos pré-adolescentes, não imagina como a tarefa é pior ainda conforme eles vão crescendo(ai meu Deus!!) Mas a base realmente começa de bem pequeno...Parabéns pela sua iniciativa...serei sua seguidora assídua...vamos trocando figurinha para educar bem nossos filhos...bjão