10 de out. de 2011

Meu filho não come!



Esse é um outro assunto que rende, não rende?!

Minha filha mais velha come muito bem...come fruta, verdura, arroz, feijão, carne, peixe...enfim, ela vai fazer 6 anos...mas já passou por fases terríveis...dos 2 aos 4 anos mais ou menos acho que eles ficam hiper seletivos...não curtem comer, deve ser a coisa mais chata do dia pra eles...Eu tô com o Pedro de 3 anos que não come fruta (só morango e com açucar.....óbvio!) e não come verdura...O que eu faço...sei lá pelo menos umas 4 vezes por semana, rola um "sopão vale-tudo" aí vai tudo lá dentro e ele come...e a fruta vai o que dar pra fazer suco...

Eu encontrei umas dicas importantes de nutrição e hábitos alimentares, achei legal dividir com todo mundo!

1. Não use a refeição para tranquilizar, premiar ou castigar seu filho. Ele vai atribuir um valor emocional ao momento da refeição que pode ser o início de uma resposta inadequada aos alimentos;

2. Se seu filho não gosta de algum tipo de alimento, use um equivalente nutricional - troque verdura por fruta, carne por peixe, frango, queijo ou até mesmo por algumas leguminosas como lentilha ou soja;

3. O apetite das crianças é variável. Tem dias que comem super bem e outros que não comem quase nada. Lembre-se: uma criança sadia come quando tem fome, não o obrigue a comer forçado (minha mãe conta uma história que minha irmã mais velha não comia nada...e ela chorava, deseperada...foi quando o pediatra disse pra ela: "Fica tranquila! Não existe em livro algum, na história da pediatria, nenhum relato que um filho de rico morreu de fome!"ahauhauhauhauhuaha....);

4. Seja sistemático nas refeições - rotina, ordem e horário. Tente que todos comam em um limite de tempo, todos começam juntos e esperam que todos terminem;

5. Faça da refeição um momento agradável! Tente comer em famíia, é importante que a criança perceba o valor social e familiar das refeições;

6. Dê bom exemplo! Se você é desordenado pra comer, escolhe mal os alimentos, certeza que o seu filho vai te imitar!

7. Limite a quantidade de alimentos de pouco valor nutritivo como refrigerantes, doces e outras guloseimas. Estes produtos podem ser consumidos com moderação e em ocasiões especiais;

8. Coma e prove todo tipo de alimentos de forma natural, diante de seus filhos;

9. Convide seu filho a participar das compras, preparação das refeições, a colocar e tirar a mesa. Ensine que ele pode escolher três tipos de alimentos diferentes em cada refeição, por mais que a combinação pareça estranha.

E, por último...que tal agradecer os alimentos antes de comer?!

Legal, não é?!

Beijo nos seus "comilõezinhos"...ou não...relaxa, ele não vai morrer de fome!

Bel.

2 comentários:

Lu Villaça disse...

É isso, tem que relaxar... ;)

Camilla Carvalho disse...

Não sei se tem a ver ou não, mas uma coisa que aqui em casa acho que sempre ajudou muito foi eu comer junto com os meus filhos. Eles me veem comendo de tudo (legumes, verduras,etc) e acabam comendo também...Aqui no Brasil sinto que a maioria acaba deixando as crianças comendo com a babá sozinhos e ai falta um pouco de estímulo...Fica a dica!