15 de out. de 2011

Elogio sim, castigo é inútil...




Feriado gente...sorry...pela primeira vez fiquei dois dias sem escrever...senti abstinência total...ahuahahuahuaha....as crianças não tiveram aula desde 4a. feira...
Consegui arrumar um tempinho...estou em SP, vim ver minha família...o almoço acaba 6 da tarde! Delícia...
Filhos no cinema...e eu sentei agora...achei coisas ótimas pra nós...
Vou postando devagar, é muita informação...
Achei uma entrevista de um filósofo espanhol, Jose Antonio Marina, que escreveu um livro chamado "La Educacion del Talento"...bárbara!
Ele começa dizendo que nós pais somos os intermediários entre os nossos filhos e a realidade...quando eu li isso...parei e pensei: meu, que responsabilidade a nossa!!!
Daí me prendeu a atenção e continuei lendo...esse cara deve ser bom...
Uma das coisas mais legais que ele disse é que as crianças não nascem com vontade, elas tem que aprender...eles não querem fazer lição de casa, arrumar o quarto, ir dormir....cada dia é uma batalha! É importante que se comece a controlar os seus impulsos dos 2 aos 4 anos. Tem que ser cedo, porque senão a criança percebe rapidinho que ela pode controlar todos ao seu redor. Aos 4, 5 e 6 quando já aprendeu a obedecer a sua mãe, desenvolve o grande mecanismo que temos (até hoje!) que é dar ordens a si mesmos. Tem até criança que se dá ordem verbalmente...(eu já vi...minha filha faz isso...nunca havia reparado!). E que isso é importantíssimo pois crianças impulsivas não fazem isso.
O filósofo Marina diz ainda que os castigos não servem pra nada...(vixi...e nós pegando as dicas da "super nanny"...hihihihii...) ele acredita que a gente consegue coisas das crianças não castigando e sim elogiando cada vez que realize um esforço, mesmo que não consiga realizar totalmente aquilo que se propunha. E, também, dando exemplo (como é importante o nosso exemplo...). "Meu filho, para mim também é difícil arrumar meu quarto, mas eu me esforço e arrumo!"
E, por fim, ele diz: "O que devemos conseguir (pais) é que a criança ou adolescente tenha os recursos necessários para escolher bem o seu projeto de vida e que lute para alcançá-lo. A educação é se alguém colocar droga no bolso do seu filho ele disponha de recursos para saber o que convém fazer naquele momento. Temos que deixar aos nossos filhos não só um capital econômico, mas também um capital pessoal, com os resursos afetivos, intelectuais e morais que sirvam para levar uma vida plena e livre."
Nooossaaa...eu adorei!
No fundo, gente, é essa a nossa luta!
Educar é dar todas as "armas" para eles seguirem o caminho da vida, se defenderem, lutarem, alcançarem e serem felizes! Achei tão claro e direto...
Beijo grande...e vamos dar o que a gente pode aos nossos pequenos, é duro, mas o esforço nosso diário vai valer...já que somos "os intermediários"...que a gente consiga entregá-los "prontos" para encarar a realidade!

Bel.

Nenhum comentário: