20 de out. de 2011

Como escolher a escola?


Maria em um de seus primeiros dias de aula da vida!


Maria e Pedro nos primeiros dias de aula de 2011.

Muita gente está passando neste exato momento por este dilema...que acaba sendo familiar! Não só porque é uma questão que pai e mãe participam, mas também porque a escola é um complemento da família, e é lá que o seu filho passa a maior parte do dia. Aprendendo não só a escrever, aprendendo a ser ser-humano! É ali que essas "esponjinhas" vão absorver não só conhecimento, mas hábitos, costumes, conviver em sociedade, a dividir, compartilhar, solucionar problemas...enfim...eles vão absorver aquele ambiente!

Eu sou super satisfeita com a escola que escolhi para os meus filhos...vou falar da minha experiência, o que fez com que eu escolhesse o Colégio Marista Diocesano de Uberaba. Coloquei minha filha Maria com 1 ano e 10 meses e o Pedro com 1 ano e 11 meses. Naquele momento eu visitei várias escolas da cidade e o que eu procurava eu encontrei lá e os meus critérios foram:

Formação Humana
Sou católica, praticante, e eu queria uma escola que me ajudasse (ou pelo menos complementasse) aquilo que eles vivem na nossa casa. Quando visitei, não me esqueço, todas as salas tem uma Nossa Senhora, o que me confortou em deixar minha "bebê" naquela sala, porque sabia que tinha mais "alguém", além das professoras, zelando por ela...e que ela já conhecia..."Mãezinha do Céu".
Ok...Tirando a parte religiosa...estava procurando uma escola que basicamente ensinasse a amar realmente o próximo, sem distinção...nem de grana, nem de raça, nem de beleza...seja ele como for, deve ser amado e respeitado. E isso realmente acontece - soliedariedade, respeito e ética!!!

Espaço Físico
Como sempre estudei em uma escola muito grande em São Paulo (quem mora lá conhece o Colégio Santo Américo), era um ponto que pra mim também era importante...espaço pra correr, quadras, salas amplas, corredores largos.."escolona" mesmo! Escola que dá pra passear, que tem árvore, que tem banco, jardim...

Incentivo ao esporte
Eu adoro esporte, não sou atleta, já fui bem mais...hoje me contento com aulas de jazz e boxe..adoraria correr como já corri...mas hoje o tempo que eu tenho só consigo fazer isso...Quero muito que meus filhos gostem de esporte e a escola precisa ter esse "clima". Eu sempre sabia jogar de tudo...vôlei, basquete, handball, natação, competia...enfim, quem gosta de esporte cuida do corpo...o atleta tem dó de seu corpo...pense nisso...a droga, a bebida...não combinam com a mente de um cara que joga!

Proposta Pedagógica e Qualificação dos Profissionais
Isso é bem técnico...mas a gente não precisa ser expert, com um bate-papo com a diretora, já dá pra sacar...se a escola está atualizada ou não.

Vestibular/Enem
É importante, claro, mas talvez é a consequência de tudo isso que eu citei...quem passa no Vestibular ou Enem é o aluno, e não a escola! Se a escola se propoem a fazer um bom trabalho...isso vai acontecer...Mas acho que é mais válido o seu filho saber conviver em sociedade, ser um cara bacana e bem educado, atualizado, que se interesse e goste de ler, que tenha sede de conhecimento, que se conheça e saiba o que quer da vida, que não faça distinção entre as pessoas (o amigo mais legal não é o mais rico, ou o mais bonito, ou o que anda com mais marcas, ou com o celular mais top, ou o que tenha o melhor computador, iPad...sei lá eu o que mais) e que saiba conviver com todo e qualquer tipo de gente, pois é isso que ele vai encontrar no MUNDO, no mercado de trabalho etc - pois o mundo não virá "pré-selecionado" ou moldado pra ele...escola estilo "mundinho", onde todos são iguais e bacaninhas...tenho um pouco de medo...it is not real life!

Proximidade
Eu moro em Uberaba, imagine só...300 mil habitantes...pra mim já é importante a escola ser 5 minutos de casa, imagine quem mora em grandes cidades...São Paulo, por exemplo...não dá!

Atenção: a escola ajuda a formar o caráter do seu filho! Escolha com carinho...faça a sua lista de pré-requisitos! Este é o meu toque de hoje!

Beijo na criançada que já tá doida pra pegar a mochila e a lancheira e ir pra "icola"! Good luck!

Bel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bellllllllll, entao aqui to ferrada, as escolas sao todas laicas e os espacos super limitados, socorrrrrrrrrrooooooooo

Carol disse...

è verdade mesmo, o Marista é deste jeito. Tambem estou satisfeita com a escola de minha filha Isa e principalmente com sua "Tia" Vanda deste ano de 2011. Beijao Bel e bom dia a toda sua familia