1 de out. de 2011

Amamentar...como é bom, mas quando dá pau...afffee...


Seguindo a minha mini pesquisa que sempre faço no cantinho superior direito do blog, algumas pessoas pediram para que eu falasse sobre amamentação....
Como já falei outras vezes, mas você pode ser novo(a) por aqui no FDA - bem vindo(a)! - eu tenho 3 filhos (Maria com 5, Pedro com 3 e José 5 meses). Amamentei todos...aliás amamento ainda, só que por um milagre!
Se eu tivesse parado no segundo filho eu não teria NADA pra falar sobre esse assunto a não ser que tudo é lindo, maravilhoso...um conto de fadas que você muitas vezes ouviu contar por aí...Mas foi agora, no terceiro filho que o pau-quebrou!
A Maria amamentei 9 meses, o Pedro 8 meses (esse era um touro, quem o conhece lembra que ele ficou obeso só mamando no meu peito, eu fiquei com medo do que ele pudesse virar!)...achei que era craque no assunto! Ahahahahha..que burra!!!
Todos eu fiz parto cesariana no Einstein (Dr. Abes maravilhoso, não é um médico, é um pai!). E o meu erro começou logo depois do parto, colocaram o José pra mamar lá na salinha ao lado da sala de parto, antes de subir pro quarto, e o menino já sugava muuuito! Aaaaaaaaa..eu achei lindo! Olha que esperto...como ele mama...e ali ficou quase meia hora...
As enfermeiras quando me perguntavam se era o primeiro filho eu enchia a boca...."Iiiii minha filha...é o terceiro!", meu segundo erro! Elas em nenhum momento me ajudaram na "pega" correta...e eu fui tocando do meu jeito...Mas, cada filho é um filho! Ele tinha muita força, muita fome e mega ansioso! No segundo dia pós-parto meus bicos estavam arrebentados! Mesmo! Saindo sangue...Mas aí beleza...eu firme, aguentando a dor, passando Lansinoh (pomada), usando Mother Mates (um patch em gel que você poem entre o bico e o sutiã), assim como fiz nos outros...até que o bebê começou a vomitar sangue...mas muito! Sujava toda a roupinha, lençol, manta...fiquei LOUCA!
Foi quando lá mesmo me aconselharam a deixar uma noite sem amamentar para que cicatrizasse um pouco e eles dariam NAN....NAN??? Como assim???? Meus filhos nunca mamaram outro leite sem ser o meu!!! Resisti, chorei, não queria...mas dei o bendito NAN!
O José nasceu com 4kg...sorry 3.990kg mas fez dois xixis antes de pesar....E na consulta depois de 7 dias ele ainda não tinha voltado ao peso que nasceu...outro stress...e o meu peito detonado ainda...para entender o grau...saia pedacinhos...juro!!! Continuei...cabeça duuuura....
Ia chegando a hora dele mamar, eu já começava a suar...ele pegava no meu peito, eu tremia de dor, minha boca adormecia! Foi mais ou menos no 10o. dia, que depois de uma mamada dessas de terror, coloquei ele pra arrotar e ele vomitou só sangue (o sangue é hiper indigesto pro bebê, eles vomitam mesmo), fralda, roupa dele e eu, vermelhos de sangue. Saí chorando do quarto e pedi arrego!!!
Chamei 3 enfermeiras diferentes que manjam muito de amamentação aqui em Uberaba...foi bom, elas me ensinaram a ordenhar na mão (porque a ordenha mecânica me machucava mais ainda), para tirar o leite e dar pra ele num copinho!!! Que tal???? Imagine um recém-nascido, com fome esgoelando na mamada da madrugada e eu tentando dar no copinho (elas não queriam que eu desse mamadeira...bem xiitas!)...terror! Coloquei o leite na mamadeira e ele foi feliz...eu tirava quase 100 ml...na munheca...eu num peito e a Sta Rita (veja post das babás) no outro! Só que não era suficiente...entrei com complemento...me sentindo a pior pessoa do mundo! Por quê será que a gente é tão burra e resistente???
Elas me aconselharam a passar o próprio leite no bico pra cicatrizar e ficar no sol (até 10 e depois das 17hs) uns 15 minutos (lâmpada também ajuda, banho de luz)...A sorte que eu moro em casa...e coitada das minha funcionárias...nunca me viram tão pelada...coisa de doido mesmo! Calamidade...não conseguia encostar nada no peito, isso depois de uns 15 dias...AINDA o caos!
Até que o que eu temia, aconteceu.....MASTITE, tive febre de 41 graus...Tive que tomar antibiótico...meu ginecologista em SP, eu ligando pra ele...eu só chorava...só chorava...Me encaminharam pro Banco de Leite e foi lá que elas conseguiram arrumar a pega do bebê...eu ia duas vezes por dia, durante uma semana, de manhã e à tarde...aos prantos...com meu pequeno na cadeirinha do carro...
E assim foi indo...e hoje o José tem 5 meses, só mamando em mim e graças a esta minha insistência louca ele está hoje com 9.5kg! E se eu não tivesse feito isso teríamos problemas maiores porque ele tem um refluxo bravo e tem alergia à lactose...logo tirei todos os derivados de leite da minha alimentação e ele melhorou muito...e o fato dele mamar o meu leite, caso ele "aspire" não é tão ruim quanto uma fórmula...
Conclusão:
- Não tenha tanto medo e aversão a mamadeiras e chupetas! Criança não larga o peito da mãe assim tão fácil!
- Se precisar complemetar, não sofra, dê logo!!! Não deixe o bebê com fome e perdendo peso!
- Arrume a pega: esvazie o peito antes das mamadas, o bico tem que estar mole e não rígido cheio de leite, barriga do bebê encostada na sua barriga e faça uma prega no bico e enfie o mamilo todo dentro da boca do bebê (a prega é dar uma puxadinha no bico, como se fosse uma beliscadinha e faz com que o bico fique tipo um olhinho de japonês...estranho...mas funcionou).
- E calma, paciência, tranquilidade...que passa! Eu juro que passa!

Acho que até hoje foi uma das fases mais difíceis da minha vida, onde eu cheguei no meu limite, ou melhor passei por ele...Mas valeu! O sofrimento, a dor incalculável, a canseira...as dúvidas....eu rezava muuito, olha que eu sou rezadeira...mas rezei mais ainda e pedia muita força pra continuar e oferecia a minha dor, pela saúde do José! Todo sofrimento trás a recompensa, a gente aprende, a gente se coloca mais no lugar dos outros que sofrem...

E é por isso que eu estou escrevendo tudo isso...pra você que é o homem, ou pra você que não está nessa fase, todo esse blá blá blá parece papo de uma louca...Mas quem está passando por isso, pode ser muito confortante e pode dar força para continuar. Logo, se você tem uma filha, irmã, neta, amiga, sobrinha, prima que está passando por isso, mande este link pra ela, por favor! E estou aqui à disposição para ajudar!

Um beijo enorme nos nossos queridos que você amamentou, ou não (filhos de NAN são fortes e lindos como os não-NAN)!

Bel.

3 comentários:

Maíra Barale disse...

Bel amei o texto... e mandei o link p/ dois grupos que participo sendo um de aleitamento materno... beijoss

Renata disse...

Mais uma mãe salva por banco de leite! Eu tb, 40 dias de perrengue... Minha filha so mamou direto no peito com 2 meses, foi um inferno mas valeu a pena! Hj te 3,5 meses e ta so no peito! Nao dou mamadeira, morro de medo dela largar. Recomendo complementar com sonda, qdo necessário...

Maes, se precisarem de ajuda, procurem na internet pelo banco de leite mais próximo e corram pra la!

Daniela Salum disse...

Daniela Salum disse...
Bel adorei seu post... realmente é muito doloroso. Minha filhinha está completando 7 meses e eu passei por isso (ou quase isso) porque, graças a Deus, não cheguei a ter mastite, durante uns 15 dias tbem.... noooooossa é apavorante! Mas consegui e fico muito feliz de também ter sido persistente.
Um abraço grande e um grande beijo nas suas fofurinhas!

Abraços
Dani Salum