4 de jun. de 2012

Solução do Mal do Século




Você já percebeu o quanto a gente se stressa à toa, se preocupa, fica ansiosa (não come ou come demais), não dorme, insônia brava! Não é só stress...é muito mais que isso...sei lá, é o mal do século, eu acho que eu resumiria em: Tensão+preocupação+ansiedade+insônia+stress+dor no corpo (cabeça principalmente).

O que se consome de remédio pra dormir, de ansiolíticos, de omeprazol, de neosaldina, de relaxantes musculares...você já percebeu?? Pare e tente se lembrar das pessoas que você conhece se não é esse o kit da farmacinha de casa...ou de repente da sua própria farmacinha!

E me pergunto sempre, porquê tudo isso?? Aonde a gente vai parar???

Li um texto semana passada, do Pe. Paulo Ramalho, simplesmente genial! Não páro de pensar em tudo o que ele escreveu, na simplicidade...pra quê tanta neura???

"Ao atender as pessoas, vejo quanto elas vivem tensas e ansiosas. Pode-se dizer que a tensão nervosa é uma das maiores doenças do mundo moderno (...). O que eu diria a essas pessoas? Diria a elas que vivem assim porque não ouviram falar sobre um dos pilares da vida espiritual que é o "abandono nas mãos de Deus", ou já ouviram falar dele, mas ainda não aprenderam a interiorizar seu significado.
De fato, o abandono nas mãos de Deus é uma das verdades mais fundamentais do cristianismo! E qual é essa verdade?
Que Deus é Pai e, justamente porque é Pai, está do nosso lado para resolver todos os problemas da nossa vida. Mais ainda: nós não existiríamos se Ele não nos tivesse criado; os problemas da nossa vida não existiriam se Ele não os quisesse (e podem desaparecer a hora que Ele quiser). Mas Ele os quer porque, tendo de lidar com eles, nós amadurecemos humana e espiritualmente. Deus nos diz (e isso é importantíssimo): "A sua parte para solucioná-los é apenas uma pequena parte, diria uns 10%; da outra parte, os 90% restantes, sou eu que tomo conta". Deus nos diz: "Faça a sua parte, os 10%, que eu faço o resto, os 90%".
Vendo de outra forma, Deus nos diz: "Você já reparou que, diante dos teus problemas, você tem controle apenas de uma pequena parte? Por exemplo, você não tem o controle do futuro, não tem o controle da sua saúde, não tem o controle da liberdade dos seus filhos, porque eles são livres, você não tem o controle do que o seu chefe pode fazer amanhã com você, não tem o controle do mercado financeiro, ele pode se voltar contra você a qualquer momento etc., etc. Sobre tudo isso você pode fazer algo, pode controlar algo como 10%. Mas do resto, os outros 90%, deixe que eu tomo conta. Eu sou seu Pai, eu cuido de você. Eu sou o principal interessado na sua felicidade".
As pessoas me perguntam: então qual é a minha parte? Eu respondo: a sua parte é lançar mão de todos os meios para resolver os problemas, até antes do limite em que se começa a perder a paz. Esta é a nossa parte e não mais do que isto! Se começo a perder a paz é sinal de que estou indo além deste limite, é sinal de que já estou fazendo mais do que aquilo que me compete, mais do que os 10%.". Um parâmetro importantíssimo: Deus jamais quer que percamos a paz! Se eu perco a paz é porque já estou querendo controlar coisas além do que me cabe. Este é o abandono: ocuparmo-nos dos nossos deveres e não nos (pre) ocuparmos com eles. Administrar problemas, muitos problemas, ter pressões de todos os lados, mas estando sempre serenos, abandonados."
Não é incrível? Só de pensar eu já fico tão mais tranquila...poder dividir TUDO, ou melhor, se preocupar só com 10%...os outros 90% não adianta!!! Que alívio!


Precisava dividir isso com vocês, pois se me aliviou, vai aliviar também quem estiver lendo...

Relaxe...durma tranquila(o), coloque literalmente tudo na mão de Deus...se está tirando a sua paz, a paz do seu coração e da sua mente, você foi bem além do seu limite! Então durma bem, esta ansiedade não vai resolver nada!!!

E que tal a gente ensinar as crianças já pequenas? Tira as preocupações e ansiedades, por mais que sejam pequenas, de seus filhos desde já! Medo de prova, de perder no jogo de futebol ou de tênis, de errar na apresentação de balé...enfim...Por mais que sejam pequenas, a gente já pode ensiná-los:

"Minha filha, você fez tudo o que você poderia ter feito. Estudou toda a matéria, fez todas as atividades. Agora, deixa na mão de Deus, que ele é Pai e vai te ajudar no que precisar!"

Um beijo grande e vamos parar de gastar tanta grana em farmácia? A simples confiança em Deus pode te dar uma noite de sono tranquila, te livrar de uma dor de estômago ou de cabeça...

Bel.

Nenhum comentário: