14 de mar. de 2012

O amor incondicional de um avô!



Com autorização do meu querido amigo Rogério Gandra, vou postar hoje uma declaração de amor de um avô, Ives Gandra (pai do Rogério e um mega jurista...quem é da área com certeza conhece esse grande homem e quem não é acho que também o conhece) por sua linda neta Daniela!

Ele escreveu no Diário do Comércio, dia 13 de março, e o título é "Dia da Criança com Síndrome de Down".

Aqui vai:

"Comemora-se em 21 de março o Dia da Criança com Síndrome de Down. É uma data especial, como são especiais todas as crianças com a síndrome. Tenho uma neta portadora dessa síndrome que, desde seu nascimento, tornou-se elemento de integração e união da família. Todos têm por ela particular carinho e dedicação, que retribui com sorrisos e gestos de amor.
As crianças com Síndrome de Down são naturalmente carinhosas, sem maldade.
Hoje, estou convencido de que são mestras involuntárias na arte de gerar solidariedade, altruísmo e valorização da vida naqueles que com elas convivem, pois, se, de um lado, necessitam de mais atenção, fazendo com que os familiares superem divergências e problemas menores, que sempre ocorrem no convívio diário, por outro ensinam que a vida tem momentos difíceis e que nenhuma pessoa é uma entidade isolada. Todos precisamos de todos – e os que mais precisam ensinam a importância da doação aos que menos precisam. 
Apesar de ter uma família em que o amor esteve sempre presente entre seus membros (somos 16, entre Ruth, eu, filhos, netos, genro e nora), tenho a certeza de que todos, hoje, somos mais ricos por termos recebido este tesouro de amor, que é Daniela. 
Meus netos, quando chegam a  sua casa, correm para abraçá-la e para com ela brincar. Ela retribui sempre, com sorrisos e gestos de carinho.
Felizmente, hoje, com todas as novas técnicas de estímulo e educação, cada vez mais as crianças com Down se integram melhor à sociedade, ensinando-nos também o valor da solidariedade humana.
Esta mesma impressão colhi do senador Lindbergh e de sua esposa, Maria Antonia Goulart, que têm a alegria de uma filha Down, que amam profundamente. Termino este breve artigo para o Jornal do Brasil com o soneto que fiz, no dia de nascimento de Daniela, em 5 de junho de 2010:
DANIELA
Ninguém comanda,
em vida, seu destino.
Por mais que se procure 
o próprio rumo,
Nem mesmo os sonhos 
tidos em menino
Não assumi e nem agora assumo.
O Senhor, que conduz nossa passagem
Pela terra, define a curta estrada,
Nós não temos assim qualquer blindagem,
Enquanto estamos nós na caminhada.
Com alegria e dores, Deus oferta
Aquilo qu'é melhor p'ra nosso bem,
E mesmo se parece a dose incerta
É sempre D'Ele qu'esta lição vem.
Querida Daniela, amo-te tanto,
Enquanto a Virgem cobre-te 
em seu manto."
Ives Gandra da Silva Martins é Professor Emérito de várias universidades, entre as quais Mackenzie e Unip, e  presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomércio- SP, entre outros cargos."
Não é de arrepiar???

Bom, eu que conheço essa família tenho mais razão ainda pra me emocionar!

Mas acho que tudo o que está escrito aqui serve pra todos nós, com filhos com ou sem síndrome, a dar valor para o que realmente tem importância! Serve pra dar uma chacoalhada na gente: páre de sofrer com seus problemINHAS, com as suas coisINHAS, olhar só pro seu umbiguINHO...olhe pro outro, a dificuldade do outro, se doar realmente para os outros...com certeza nossos problemINHAS vão desaparecer rapidinho!

Um beijo nos pequenos! Um beijo especial em todos aqueles com qualquer síndrome...mas que tem o coração e a alma muito maior que a nossa!!!

Bel.

Um comentário:

Adriana BÜCHLER disse...

Bel compartilhei no face lindo amiga bjs