20 de nov. de 2011

Entrevista: Vanda Almeida, educadora há 30 anos




Enfim....a primeira entrevista do blog Filhos de Amor!!! Iuuuuuhhhuuuuuuuu!!!!!
Estou super feliz, ainda mais com uma pessoa super especial (professora da minha filha Maria, 6 anos) que tem muita coisa boa pra nos falar, pais que amam seus filhos! Aproveitem! Está deliciosa e proveitosíssima! Obrigada Vanda, de coração!

Vanda Aparecida Alves de Almeida
Trabalho como professora de crianças de 6/7 anos há quase 30 anos. Atualmente sou professora do 1º ano do ensino fundamental no Colégio Marista Diocesano. Sou pedagoga, mãe e agora avó. E convivendo com crianças há tantos anos percebo que a mudança está em nós adultos e na maneira como tratamos nossas crianças.

FDA: Hoje você dá aula para o 1º. Ano do ensino fundamental. Ou seja, trabalha com crianças de 6/7 anos. O que você percebe de evolução nas crianças de hoje?

Vanda: Crianças vão ser sempre crianças em qualquer época. O que muda é o meio em que elas são criadas. As crianças no mundo que vivemos são  íntimas das tecnologias. Elas são assim porque o mundo as prepara para essa era da informática. Então, a diferença está em conviver com tudo isso, mas sem deixar do prazer do brincar.

FDA: E em que pontos você acredita que andamos pra trás?

Vanda: Quando vejo crianças sem espaço para brincar; tratadas como adultos em miniaturas; deixando de fazer de conta para enfrentar a dura realidade de trabalhar para se sustentar; só pensando no consumismo dos brinquedos sofisticados e perdendo a infância para a tela do computador; dessa maneira acredito que estamos andando para trás.

FDA: A estrutura familiar atual mudou muito, como você acha que isso impactou as crianças?
Vanda: Como eu já disse as crianças são  fruto do nosso meio, mas elas não deixam de ser crianças. Elas continuam tendo os mesmos desejos desde sempre, o de brincar e ser feliz e às vezes por causa de algumas estruturas familiares em que elas são as primeiras a serem atingidas com as decisões dos adultos, elas sofrem por não poderem viver sua infância.
FDA: As famílias hoje são cada vez menores. As crianças tem cada vez menos irmãos ou muitas vezes não tem irmãos. Você percebe que elas são mais egoístas, não sabem dividir, ou sofrem com isso? Ou nem sempre essa relação é verdadeira?
Vanda: O egoísmo, o egocentrismo fazem parte da infância. Isso não quer dizer que tendo ou não irmãos vão ser menos ou mais egoístas. O compartilhar faz parte da educação que o adulto tem por obrigação de ensinar para suas crianças, através do exemplo ou oportunizando a elas situações de relacionamentos onde as eduquem para dividir com o outro.
FDA: Acredito que muitas vezes os pais, por trabalharem muito, acabam recompensando “amor” de forma equivocada. Por não terem tempo com os filhos, enchem a criança de presente, viagens, dão tudo o que a criança quer e muitas vezes mais do que ela quer. Qual o impacto disso na criança?
Vanda: Acredito que a grande maioria dos pais não  fazem isso de  propósito . O que acontece  muitas das vezes é que eles acham que agindo assim estão dando amor ou mostrando ao filho que ele é muito amado. A falta de informação está nesses pais que não tiveram talvez o esclarecimento do que é realmente educar o filho para a vida. Os filhos não são nossos, Deus nos emprestou para que os eduquemos para um futuro onde eles vão ter que conviver com todo tipo de pessoas. Portanto, o impacto dessa educação são crianças sem  limites e fora da realidade.
FDA: Todos nós queremos ter filhos bem preparados...inteligentes, seguros, auto-estima elevada. O que podemos fazer em casa para ajudar o trabalho de vocês, educadores, na escola? Como podemos complementar em casa?
Vanda: Primeiro, escolher uma escola que os prepare também para a vida. Pois, tem pais que escolhem uma escola para o seu filho de 2 anos pensando no vestibular. Quando nós pais escolhemos uma escola com o coração e confiamos nossos filhos a ela com certeza estaremos fortificando a educação de nossos filhos com segurança e tendo uma aliada na educação que começa em casa e continua na escola. Podemos sim até pensar no vestibular, mas priorizar uma escola que cuide de suas crianças e jovens para passar no vestibular da vida. E o mais importante é acreditar naquela escola que foi escolhida, ser parceira e confiar nos profissionais que estão preparados para ajudar na educação de seus filhos.
FDA: O que você teria de dicas para os pais de hoje? Aonde temos que estar mais presentes, ou focar mais?
Vanda: Não existem receitas para pais acertarem sempre na educação de seus filhos, mas podemos seguir alguns conselhos de profissionais que estudaram para isso, ou seguir aquele velho conselho de pessoas mais experiente. Estar junto de seu filho é tarefa feliz. Para isso você pode fazer uma série de coisas simples e maravilhosas que formarão um elo permanente entre você e ele. Comece conversando com ele, é preciso que ele aprenda a ouvir. Muitos pais não sabem  quando dizer não, ou mesmo se devem fazê-lo. Isso ocorre porque associam autoritarismo a educação. Só que disciplina é essencial na educação dos filhos. A criança necessita que os pais lhe mostrem os limites, quando eles não o fazem a criança se torna insegura. Muitos pais até tentam delimitar as ações dos filhos, mas ficam com sentimento de culpa quando proíbem algo. Essa atitude só contribui para provocar o stress infantil. Na verdade, pessoas que não deixam claro para seus filhos o que eles podem ou não fazer estão deixando de cumprir o papel de pais. Enfim, os pais precisam dosar a liberdade que dão aos filhos. Essa liberdade deve depender de cada criança em lidar com suas responsabilidades.  
Não poderia terminar sem deixar registrado o meu amor e carinho de trabalhar com crianças, principalmente nessa escola que acredito e que me ajudou a educar os meus filhos e que agora levo com orgulho o meu neto. Sou Marista de coração.

Gostou??? Ótima, não é? É gostoso saber de uma pessoa que conhece tão bem esse universo é há tanto tempo!

Compartilhe!

Beijo grande e boa semana!

Bel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a entrevista! Também sou fã da Tia Vanda!
Bel, parabéns pelo blog, muita coisa boa pra compartilhar!
O meu filho também é um "filho de amor", por isso irei acompanhar sempre.
Abraços
Juliana Cunha Arantes Cortes